terça-feira, 8 de julho de 2014

O “aquecimento global” significa que todo o planeta será aquecido?


O portal do clima da agência NOAA dos Estados Unidos produziu um artigo no qual explica como o aquecimento global afetaria em diferentes níveis todas as regiões do planeta. Os cientistas da NOAA são enfáticos: “não, o ‘aquecimento global’ significa que a temperatura anual média do ar está aumentando no planeta, mas não necessariamente em todas as regiões do globo, em todas as estações, em toda a Terra. É como suas notas escolares, se em um semestre você obtém qualificações de B e C e no semestre seguinte muitas qualificações de A e C, sua nota média anual aumentará, mas isso não significa que suas qualificações aumentaram em todos os seus exames”.

Os investigadores explicam que o aquecimento não é uniforme em todo o planeta, porque a geografia é variável e os diferentes cenários, como desertos, camadas de gelo, lagos, oceanos, florestas, entre outros, conferem diferentes características ao clima local, portanto não é possível observar a tendência global apenas de acordo com um ponto do planeta.

A tendência global só pode ser calculada quando os cientistas tomam a média das temperaturas de todo o ano, e a seguir comparam a evolução desse valor ao longo do tempo. Somente assim é possível observar a tendência do planeta. Ao observar a figura de uma perspectiva mais ampla, é possível observar que a tendência na maior parte do planeta aponta para o aquecimento global.

Os relatórios indicam que cada década, desde 1960, foi mais quente que a anterior, e que as últimas três décadas foram as mais quentes registradas na história. Os cientistas explicam que, em relação ao tempo geológico, o aquecimento de 0,85ºC em um lapso de tempo tão curto, de apenas 100 anos, é uma mudança de temperatura muito grande, que ocorreu de forma incomum em comparação com o histórico do clima do planeta em milhões de anos.

Certamente, nem todos os pontos do planeta estão aquecendo no mesmo ritmo ou com a mesma intensidade. De acordo com os dados oferecidos pela NOAA, algumas partes do sudeste dos Estados Unidos têm observado pouca mudança ou inclusive uma tendência ao resfriamento da região desde inícios do século XX, enquanto outras partes do planeta esquentaram muito acima da média.

Fazendo uma análise global das temperaturas, levando em conta longos períodos de tempo, é possível ver que a tendência é forte e clara: o planeta está aquecendo. Somado ao aumento da temperatura, é evidente o aquecimento global ao observar a perda de gelo no mar, a mudança das geleiras, o aumento da temperatura do oceano, o aumento do nível do mar, as mudanças nos padrões migratórios dos animais e a redução nas populações de algumas espécies.


FONTE DESTA NOTÍCIA: http://blogs.funiber.org/pt/meio-ambiente/2014/05/13/o-aquecimento-global-significa-que-todo-o-planeta-sera-aquecido


Sem comentários:

Enviar um comentário