terça-feira, 21 de maio de 2013

TORNADO MATA DEZENAS NOS EUA

Um violento tornado que atingiu, segunda-feria, a região da cidade de Oklahoma, no centro dos EUA, causou pelo menos 91 mortos e 240 feridos. Entre as vítimas mortais encontram-se 20 crianças de uma de duas escolas primárias atingidas pela tempestade, com um diâmetro de mais de três quilômetros que destruiu tudo à sua passagem numa zona residencial.
Com ventos que atingiram 320 quilômetro hora, o tornado destruiu todas as estruturas existentes num percurso de cerca de 32 quilômetros entre as cidades de Moore e Newcastle, nos arredores da cidade de Oklahoma.
Além das duas escolas primárias. As imagens do rasto de destruição que estão a ser divulgadas são impressionantes com carros empilhados uns sobre os outros e edifícios completamente desfeitos. Neste momento, com o balanço da tragédia ainda em aberto, as equipas de busca e salvamento tentam por todos os meios encontrar pessoas que estão dadas como desaparecidas entre os destroços, fazendo uma procura casa a casa. Face à dimensão dos efeitos devastados deste tornado de classe 4 na escala de Fujita (num máximo de 5 níveis), o presidente norte-americano, Barack Obama, já decretou o estado de catástrofe na região, colocando a equipa da agência federal de emergências disponível para ajudar a região afetada. Na escala de Fujita, um tornado de classe 4 provoca devastação total, podendo arremessar à distância camiões com 40 toneladas de peso. 

Fonte: Correio da manhã, 21 Maio de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário