terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

PRAIA: BOMBEIROS REGISTAM 17 INCÊNDIOS FLORESTAIS CRIMINOSOS EM TRÊS MESES

Em três meses, os Bombeiros Municipais da Praia registaram 17 incêndios florestais, o que ultrapassa o número de fogos, da mesma natureza, registados em pelo menos dois anos, neste município.

Os Bombeiros Municipais da Praia não têm dúvidas de esses incêndios são de origem criminosa, ou seja, tratam-se de fogos postos. "Esses 17 incêndios foram registados no mesmo local, mais concretamente, na encosta norte do Monte Babosa, na cidade da Praia, em áreas silvo-pastoris, confrontando-se pela frente da Universidade Jean-Piaget, Escola Hotelaria e Turismo, estendendo-se até às proximidades da antiga lixeira Municipal", afirma o comandante dos Bombeiros da Praia, Luis Barbosa Vicente.

Conforme dados da mesma fonte, depois das investigações feitas, com o apoio da Polícia Nacional, um suspeito foi detido que, depois de interrogado, confessou ter incendiado três frentes em Monte Babosa , no dia da sua detenção. Entretanto, não há suspeitas de que ele não seja o autor dos outros incêndios, considerando que "depois da sua prisão, foram registados mais incêndios", referiu o comandante. 

Relativamente às causas desses incêndios, Luis Barbosa Vicente diz que há indícios de que sejam para efeito de construções clandestinas. "A encosta sul do Monte Babosa ela está lotada de construções, talvez a intenção das pessoas que estão por detrás desses incêndios é vandalizar a encosta norte para começarem com construções clandestinas. Suspeitamos disso porque, nos locais incendiados encontramos marcações de terrenos para construções clandestinas".

O comandante Luís Barbosa Vicente afirma que "o combate aos fogos florestais é um dever de todos os cidadãos", pelo que apela a todos que ajudem neste combate  fazendo denúncias dessas práticas (N.º  dos Bombeiros: 131/261 27 27) e de qualquer foco de incêndio, principalmente no início da sua propagação, evitando assim, grandes danos.

1 comentário:

  1. Em Cabo verde as árvore, a floresta resultado de um trabalho de plantação, árduo, persistente e dedicado, são um suporte de vida, garantia da protecção do solo e são, sobretudo, o meio mais eficaz para a regularização hídrica, para prevenir enxurradas(com seus dramas e perdas).
    A sua existência é condição para que a infiltração das aguas das chuvas aconteça de forma a alimentar o lençol freático, nascentes e poços....
    Essa água é ouro de Cabo Verde, que ganha forma de pão e segurança, quando brota como água potável, quando assegura regas regulares e oportunas em campos de culturas de cana, de banana e hortícolas...
    Por isso, incêndios florestais criminosos, por razões como as referidas por Luís Barbosa Vicente, comandante dos Bombeiros da Praia, ao referir que ..." há indícios de que sejam para efeito de construções clandestinas.... "A encosta sul do Monte Babosa ela está lotada de construções, talvez a intenção das pessoas que estão por detrás desses incêndios é vandalizar a encosta norte para começarem com construções clandestinas. Suspeitamos disso porque, nos locais incendiados encontramos marcações de terrenos para construções clandestinas"...
    Por isso, dizia, incêndios florestais criminosos devem merecer toda a reprovação e obrigam a tomar medidas que contribuam para pôr cobro a tais incêndios, identificando responsáveis pelos prejuízos sociais que resultam de tais práticas.
    O nosso apoio e solidariedade com todas as autoridades e instituições que combatem tal flagelo.

    ResponderEliminar