quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

ILHA DO FOGO | VULCÃO VOLTOU A EMITIR LAVAS QUE CORRERAM CERCA DE 50 METROS PARA LADO DO MONTE BECO

Vulcão voltou a emitir lavas que correram cerca de 50 metros para lado de Monte Beco
O vulcão do Fogo em erupção voltou a emitir lavas na tarde de segunda-feira, tendo também sido registada uma intensificação de libertação de gases e cinzas com formação de coluna eruptiva com cerca de 1.500 metros de altura.

De acordo com Sónia Silva, essa escoada de lavas apenas se deslocou 50 metros de distância e, hoje, por volta das 06:00, quando a equipa se deslocou à Chã das Caldeiras já não se via a efusão visível de lavas.

“Portanto, pensamos que, neste momento, já o cone vulcânico já não estará e emitir lavas, mas continua a haver actividade explosiva com emissão de gases e piroclásticos”, informou.
A especialista, que está acompanhar a actividade vulcânica na ilha do Fogo desde início da erupção, 23 de Novembro, explica, entretanto, que essa ligeira intensificação de actividade vulcânica de “poucas horas (16:45 até ás 21:00)” não coloca por terra a previsão do fim da erupção, até porque  salientou “é normal haver diminuição e intensificação da actividade vulcânica”.
Para já, é certo que nos próximos sete dias ainda haverá actividade vulcânica, apesar da diminuição considerável da actividade sísmica indicada pelo Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica.
“Nos com base nos dados últimos sete dias sobre a quantificação de gases nós podemos sempre fazer um prognóstico dos próximos sete dias e a media dos últimos sete dias relativamente à emissão dos gases aponta-nos para 1.500 a 1.800 toneladas por dia. Portanto, com base nisso, nos próximos dias ainda teremos a actividade vulcânica”, disse.
Segundo informações avançadas esta manhã à Inforpress, pela especialista que coordena a equipa da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Sónia Silva, houve também aumento de explosões e estrondos com projecção balística e de piroclásticos de várias dimensões, desde cinzas, pequenas partículas, escorias, bombas e blocos.
“Uma equipa da Uni-CV, da Protecção Civil e do Instituto vulcanológico das Canárias subiu na tarde ontem à Chã das Caldeiras para observar essa coluna eruptiva que era visível da cidade de São Filipe e observou-se também que houve emissão de lavas que se deslocaram em direcção ao Monte Beco”, precisou a especialista.
Há vários dias que não se registava a emissão de lavas e as escoadas de Bangaeira, Portela e Ilhéu de Losna estão estacionárias apesar de registar uma temperatura que oscila entre os 100 e 500 graus.
“Possivelmente, estará na fase final, só que nós não sabemos o dia do término concretamente. Podemos dizer que poderá estar numa fase final devido ao facto de não estarmos a ver a efusão visível de lavas”, acrescentou.
No início da erupção a emissão de gases em média era de 11 mil toneladas e houve inclusive um dia em que chegou a 12.500 toneladas.



Fonte: Inforpress, 06 de Janeiro de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário