sexta-feira, 14 de junho de 2013

DANÚBIO RECUA E BUDAPESTE ESCAPA DE ENCHENTE

A capital húngara escapou de sofrer danos com a cheia do rio Danúbio, que atingiu níveis recordes em Budapeste durante a noite mas começou a recuar lentamente nesta segunda-feira de manhã, disse o prefeito da cidade nesta segunda.feira.
Inundações forçaram dezenas de milhares de pessoas a deixar suas casas durante a semana passada na Alemanha, Áustria, Eslováquia, Polônia, República Tcheca e Hungria. Pelo menos 12 pessoas morreram por causa das fortes chuvas.
O prefeito de Budapeste, Istvan Tarlos, disse em entrevista coletiva realizada em um dique escorado por milhares de sacos de areia que o Danúbio atingiu a marca de 8,91 metros na noite de domingo, acima de 8,6 metros registrados nas enchentes de 2006.
"Graças a Deus, o rio começou a baixar... e eu não tenho nenhuma catástrofe para relatar", disse Tarlos.
O primeiro-ministro, Viktor Orban, disse na mesma entrevista coletiva que 20 mil pessoas trabalham no domingo no fortalecimento das defesas ao longo do Danúbio e, agora o foco mudaria para a parte do rio ao sul de Budapeste.
Na Hungria, cerca de 1,3 mil pessoas de 34 cidades e aldeias foram obrigadas a deixar suas casas e 44 estradas foram fechadas devido às inundações, disseram autoridades no domingo.
Residentes de Budapeste expressam alívio de que o pior já tinha passado.
"Eu não invejo aqueles que tiveram de ser retirados. O rio parece muito teimoso, muito assustador.... Felizmente ele já está baixando", disse Bence Abonyi, de 18 anos, caminhando ao logo de um dique que tinha sido fechado e inundado.

Fonte: Reuters, 10/06/2013



Sem comentários:

Enviar um comentário