quinta-feira, 21 de março de 2013

BRASIL: CIDADE DO RIO DE JANEIRO VIVE UM VERDADEIRO CAOS..

Mais uma vez a chuva, essa fonte de vida que todos aguardam, que alimenta nascentes e emerge nas fontes, onde se sacia o caminhante...garantia maior da vida...a mesma chuva, nestes dias, no Brasil, região do Rio de Janeiro, significou tragédia...não foi a chuva que se escuta como música nas cascatas e cachoeiras cariocas, no doce fluir da corrente dos rios...antes de forma imparável, demoníaca ..demoliu, levando bens e pessoas, semeando a destruição e colhendo vidas...tornou-se um elemento destruidor cuja intensidade e dimensão se vai conhecendo pela informação que nos chega...nenhuma palavra pode calar a dor dos que perderam seus familiares e seus bens, tudo o que se escreve em situações como a que o povo brasileiro está vivendo, representa tão só a manifestação de solidariedade que, mesmo impotente, é o que sobra e se deseja levar...é como se apenas as nossas palavras significassem...que de longe  acompanhamos e abraçamos quem está sofrendo e assim homenageamos esses que sofrem e os que estão lutando para atenuar as consequências de tão grave catástrofe...

Deixamos pois, no nosso blog, os links e fotos publicados que nos falam e nos revelam de forma dolorosamente expressiva aspetos da tragédia.

Eng.º Renato Costa
«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»
BOMBEIROS REINICIAM BUSCAS POR DESAPARECIDOS EM PETRÓPOLIS, RJ

Pelo menos 4 pessoas ainda estão desaparecidas no bairro Quitandinha. Militares não descartam possibilidade de mais vítimas no município.

  Chandy Teixeira (G1 Região Serrana)
Barranco cedeu e soterrou grande parte da casa em localida-
de de Petrópolis (Foto: Filipe Carvalho)
Equipes do Corpo de Bombeiros recomeçaram, por volta das 7h da manhã desta quarta-feira (209, as buscas por desaparecidos após a forte chuva que atingiu a cidade de Petrópolis, Região Serrana do Rio, no último fim-de-semana. A ação está concentrada na Rua Espírito Santo, no bairro Quitandina, onde pelo menos quatro pessoas ainda estão desaparecidas.

A procura por vítimas da tempestade acontece desde a madrugada de domingo (17), e, até o momento, 27 mortes foram confirmadas. De acordo com a Defesa Civil, mais de 1.400 pessoas estão desabrigadas. A Prefeitura de Petrópolis contratou mais 100 pessoas para ajudar no trabalho de limpeza e recuperação da cidade.

Ao todo, 27 abrigos recebem pessoas que tiveram que deixar suas casas. Os locais precisam, de acordo com a administração municipal, de material de limpeza e higiene, como sabonete, papel higiénico, desinfetante, sabão em pó, além de colchonetes. O local para a entrega de doações é na rua Doutor Sá Earp, no Centro da cidade.

Na noite de terça-feira (19), o Sistema de Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) retirou Petrópolis do estado de atenção, mas manteve o estado de vigilância.

Mapa das mortes é divulgado
O Corpo de Bombeiros emitiu no início da manhã desta terça-feira o mapa das mortes em Petrópolis. Os bairros com os maiores números de vítimas são o Quitandinha e Independência, ambos com oito mortes. Bingen registou quatro óbitos, e Alagoas dois. Thouzet, Lagoinha e Lopes Trovão registaram uma morte cada um. Além destes, outras duas pessoas morreram em unidades de saúde. 

Desabrigados começam a voltar para casa
O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, informou no início da manhã que os primeiros desabrigados começaram a voltar para suas casas durante a madrugada de terça-feira. 

O processo de volta para casa deve ser acelerado após a realização das vistorias nas casas em áreas de risco pela Defesa Civil. De acordo com a prefeitura, foram solicitados 600 pedidos de vistoria desde o último domingo. Até o momento, 130 chamados foram atendidos. A expectativa da Defesa Civil é de que mais 150 vistorias sejam feitas até o fim desta quarta-feira.


Saiba mais:
20/03/201307h21 | Atualizado em 20/03/2013 | 10h08

Sem comentários:

Enviar um comentário