Cerca de 70 hectares de floresta foram consumidos por um incêndio que deflagrou no último fim-de-semana, na zona florestal de Piorno, concelho dos Mosteiros. A pronta intervenção da população e das autoridades impediu que a área fosse ainda maior.
A zona de Piorno, onde se registou o foco do incêndio, é utilizada por criadores de gado caprino, que se confrontam frequentemente com a Coordenação do Parque Natural do Fogo (PNF). Há uma semana um agente da Polícia Florestal deteve um grupo de pessoas e apreendeu as lenhas e os materiais usados na extracção ilegal.
Anualmente no perímetro florestal de Monte Velha registam-se vários incêndios, alguns de grande proporção. As autoridades acreditam tratar-se de fogo posto. As autoridades identificaram um individuo que há dias efectuava limpeza do terreno na área onde o incêndio deflagrou para possíveis investigações.
A zona atingida neste fim-de-semana é de difícil acesso e o trabalho ficou também dificultado pela falta de recursos, mas a pronta intervenção dos residentes de chã das caldeiras foi crucial para atenuar o incêndio.
Estas situações colocam novamente a nu, uma vez mais, as fragilidades da ilha quanto aos serviços de Protecção Civil. Há muito que os foguenses clamam por um serviço de bombeiros à altura, com capacidade de agir a tempo e hora em caso de emergências.
Fonte: Correio das Ilhas, 02 de Junho de 2014