segunda-feira, 23 de junho de 2014

TORNADOS GÉMEOS FAZEM UM MORTO E 16 FERIDOS NO NEBRASKA


Pelo menos uma pessoa morreu e 16 ficaram feridas na segunda-feira quando dois "tornados gémeos" atingiram a cidade de Pilger, no estado norte-.americano do Nebraska.

Os dois tornados atingiram terra separados por cera de 1,5 quilómetros de distância.
Os residentes foram evacuados após vários edifícios serem apanhados no centro de um dos tornados.
Cerca de metade da cidade sofreu graves danos e várias quintas nos arredores foram destruídas.
Segundo os cientistas, os tornados apresentavam ventos na ordem dos 260 Km/h.


Fonte: Diário digital,17/06/2014

segunda-feira, 2 de junho de 2014

CABO VERDE: INCÊNDIO CONSOME 70 HECTARES NOS MOSTEIROS

Cerca de 70 hectares de floresta foram consumidos por um incêndio que deflagrou no último fim-de-semana, na zona florestal de Piorno, concelho dos Mosteiros. A pronta intervenção da população e das autoridades impediu que a área fosse ainda maior.
A zona de Piorno, onde se registou o foco do incêndio, é utilizada por criadores de gado caprino, que se confrontam frequentemente com a Coordenação do Parque Natural do Fogo (PNF). Há uma semana um agente da Polícia Florestal deteve um grupo de pessoas e apreendeu as lenhas e os materiais usados na extracção ilegal.
Anualmente no perímetro florestal de Monte Velha registam-se vários incêndios, alguns de grande proporção. As autoridades acreditam tratar-se de fogo posto. As autoridades identificaram um individuo que há dias efectuava limpeza do terreno na área onde o incêndio deflagrou para possíveis investigações.
A zona atingida neste fim-de-semana é de difícil acesso e o trabalho ficou também dificultado pela falta de recursos, mas a pronta intervenção dos residentes de chã das caldeiras foi crucial para atenuar o incêndio.
Estas situações colocam novamente a nu, uma vez mais, as fragilidades da ilha quanto aos serviços de Protecção Civil. Há muito que os foguenses clamam por um serviço de bombeiros à altura, com capacidade de agir a tempo e hora em caso de emergências. 

Fonte: Correio das Ilhas, 02 de Junho de 2014