segunda-feira, 30 de setembro de 2013

PORTUGAL: COLISÃO NA MEALHADA FAZ TRÊS MORTOS E DOIS FERIDOS GRAVES


Uma colisão ocorrida hoje entre um pesado e um veículo ligeiro de passageiros, no concelho da Mealhada, provocou três mortos e dois feridos graves, disse fonte dos bombeiros.
De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro, o acidente ocorreu no Itinerário Complementar (IC) n.º2 (antiga EN1), junto à zona Industrial de Pampilhosa, tendo o alerta sido recebido cerca das 09:00h.
Segundo a mesma fonte, foram mobilizadas para as operações de socorro seis ambulâncias e duas viaturas de desencarceramento dos Bombeiros de Pampilhosa e da Mealhada e uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Centro Hospitalar de Coimbra.

Fonte: Bombeiros para sempre, 30 de Setembro 2013 

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

BRASIL: INCÊNDIO SEM CHAMAS DEIXA S. FRANCISCO DO SUL EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Situação de emergência em São Francisco do Sul, Brasil. Cerca de 200 bombeiros tentam controlar, desde há dois dias, um incêncido sem chamas que deflagrou num armazém de fertilizantes químicos.
São 10 toneladas de nitrato de amónio, cuja oxidação produz um fumo espesso e irritante para a pele, olhos e as vias respiratórias.
A cidade foi praticamente evacuada pelos habitantes, em pânico, e as escolas estão encerradas até sexta-feira.

Fonte: Euronews, 26 de Setembro 2013

SISMO NO PERU SENTIDO A 100 KM DE DISTÂNCIA


O Peru foi abalado por um tremor de terra de magnitude 7, na escala de Richter. O epicentro registou-se no distrito de Acari, no sul do país, mas o abalo fez-se sentir até à capital, Lima, a 1000 km de distância. O terramoto, o de maior magnitude dos cerca de 140 já registados este ano no Peru, não fez, até agora vítimas mortais mas provocou a evacuação de inúmeros edifícios.
 
Fonte: Euronews, 26 Setembro 2013

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

SISMO NO PAQUISTÃO FEZ PELO MENOS 65 MORTOS

Um sismo de magnitude de 7,8 na escala de Richter foi registado, esta terça-feira, no sudoeste do Paquistão, anunciou o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos. Há 65 mortos confirmados.
O forte sismo ocorreu às 16:29 horas, a uma centena de quilómetros da cidade de Khuzdar, na província paquistanesa pouco povoada do Baluchistão, a uma profundidade de 15 quilómetros, acrescentaram o Instituto de Geofisica dos Estados Unidos e o serviço meteorológico paquistanês.
Os serviços de emergência confirmam a existência de 33 mortos e 24 feridos.
O sismo foi sentido na capital indiana de Nova Deli e nas grandes cidades do sul do Paquistão, como a metrópole económica Carachi, de acordo com a agência moticiosa francesa AFP.
"Foi um sismo forte (...) esperamos réplicas", declarou à cadeia GEO o chefe dos serviços sismológicos paquistaneses, Zahid Rafi.
"A região atingida é pouco povoada, sem edifícios altos, prevejo que as perdas sejam pequenas", acrescentou.
Imagens dos canais de televisão paquistaneses mostraram casas completamente destruídas e habitantes desesperados em frente às ruínas.
Cerca de 200 soldados e várias equipas médicas foram enviados para as zonas atingidas, segundo um responsável militar paquistanês.
O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, atualmente em Nova Iorque para a Assembleia Geral da ONU, apresentou condolências às famílias das vítimas e pediu ao exército e às autoridades competentes para fazerem todos os esforços no sentido de ajudar as populações afetadas, segundo um comunicado dos serviços de imprensa citado pela France Presse.
Em abril, um sismo de 7,8 de magnitude, com epicentro no sudeste do Irão, próximo da fronteira com o Baluchistão, causou 41 mortos, dos quais 40 numa pequena aldeia paquistanesa.
 
Fonte: Jornal de Notícias, 25 Setembro de 2013

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

CHOQUE DE COMBOIOS FAZ 22 FERIDOS EM BARCELONA

Um dos comboios envolvidos no acidente estava parado numa estação de Barcelona. A companhia ferroviária espanhola diz que não há feridos graves.
O choque entre dois comboios ocorrido na estação Sants, em Barcelona, às 09h05, causou 22 feridos sem gravidade, segundo a companhia ferroviária estatal espanhola RENFE.
O acidente aconteceu quando um comboio de passageiros chocou contra outro que se encontrava parado na estação. O porta-voz da RENFE indicou que as causas da colisão ainda não foram apuradas.
"Havia 20 pessoas dentro do vagão. Com o impacto caímos todos no chão", declarou ao "el País" uma da passageiras.
A RENFE indicou que dos 22 feridos ligeiros, apenas dez precisaram de receber tratamento e nenhum foi hospitalizado. Em julho, o acidente ocorrido com um comboio de alta velocidade no norte de Espanha causou 79 mortos.
 
Fonte: Expresso, 20 de Setembro 2013

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

MÉXICO "ENCURRALADO" ENTRE INGRID E MANUEL

O México é palco, desde sexta-feira, da pior intempérie dos últimos cinquenta anos, que provocou já 80 mortos, afetando mais de 82 mil pessoas.
Na zona turística de Los Cabos, na Baixa Califórnia, as autoridades começaram a evacuar as zonas inundáveis quando mais de 39 mil pessoas foram deslocadas entre a costa do Pacífico, afetada pelo agora furacão de categoria 1, "Manuel" e a costa Atlântica, assolada pela tempestade tropical "Ingrid".
Na estância turística de Acapulco, a subida das águas isolou centenas de pessoas nas aldeias vizinhas que tiveram que ser resgatadas por helicópetro, afetando mais de 200 casas.
"O presidente da república anunciou que vão vir, casa por casa, constatar os danos, tendo prometido ajudar os afetados, mas até agora não vimos nada nem ninguém", indigna-se uma habitante de Acapulco.
Há relatos de pilhagens na cidade, onde o aeroporto se encontra igualmente inundado, tendo obrigado as autoridades a transferir mais de dois mil turistas para a capital. Centenas de militares foram enviados para o terreno para prestar assistência aos refugiados, instalados em 10 abrigos de emergência, quando pelo menos 77 municípios já declararam o estado de calamidade pública.
As autoridades encontram-se em alerta para possibilidade de se formar uma terceira tempestade, ainda hoje, sobre a península do Iucatão.
 
Fonte: Euronews, 19 Setembro 2013

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

CABO VERDE: ÉPOCA DAS CHUVAS, CMP E ASSOCIAÇÕES SENSIBILIZAM POPULAÇÕES

A CMP quer implementar o programa de informação e sensibilização sobre as medidas de autoprotecção para a época das chuvas, em parceria com a Delegacia de Saúde e as associações comunitárias, deste município. Para isso, a CMP esteve reunida na última quarta-feira, 28 de Agosto, na sala de Formação do Centro Municipal de Educação Ambiental, no Parque 5 de Julho com líderes de algumas associações comunitárias dos bairros mais susceptíveis a riscos de cheias e inundações.
Devido à sua proximidade, as associações comunitárias têm um papel fundamental no desenvolvimento das suas comunidades, razão pela qual a CMP  quer juntar-se  a elas para implementar o programa de informação e sensibilização das pessoas sobre esta problemática.
Segundo o coordenador do Gabinete Municipal de Proteção Civil, Celestino Afonso, a CMP quer chegar com o programa junto dos seus munícipes através das associações. "Escolhemos as associações dos bairros mais críticos situados nas encostas, nas linhas de águas para desenvolver esta campanha. A CMP pretende sensibilizar as pessoas através das associações, disponibilizando um conjunto de materiais que possuímos, nomeadamente folhetos, boletins informativos e cartazes sobre medidas de autoproteção".
Ainda o mesmo salienta que a campanha de sensibilização vai decorrer durante a época das chuvas a fim de manter as pessoas informadas sobre como comportarem-se e que atitude ter perante certas situações relacionadas  com as chuvas, apostando na prevenção e preservação das suas próprias vidas.
Por sua vez o coordenador da Associação Fidjus di Cobom, Danielson Alves felicitou a edilidade pela iniciativa e disse que a autarquia está a fazer um excelente trabalho que é sensibilidade dos próprios munícipes. "A CMP está num bom caminho começando pela mudança de mentalidade das pessoas em algumas questões, mostrando a sua disponibilidade em sensibiliza-las."
Neste encontro estiveram presentes líderes das associações dos bairros mais vulneráveis, nomeadamente Várzea, Castelão, Pensamento, Safende, Cobom e Achada Mato. A edilidade quer estender esta campanha durante a época das chuvas de 2013.



 
Fonte: CMP, 28 Agosto 2013

CABO VERDE: AEROPORTO DA PRAIA DEBAIXO DE ÁGUA

O Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Praia ficou hoje, domingo 01 de Setembro, inundado pelas águas da chuva que caiu durante a madrugada na capital. A chuva começou a cair às 4 da manhã e só ao meio dia deu alguma paz aos habitantes da Praia. Entretanto, a zona de chegadas do aeroporto ficou inundada como mostra a fotografia que, entretanto, circulava no facebook.
Fonte da ASA, contactada pelo Expresso das Ilhas  revelou "que todos os voos estão a sair, embora se verifiquem alguns atrasos". A mesma fonte confirmou que a água "entrou nas instalações do aeroporto internacional da Praia, mas "agora já está tudo limpo e o aeroporto já está a funcionar normalmente".
 
Fonte: Expresso das Ilhas, 01 Setembro 2013